sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Citologia (aula 5)

Adesão

Adesão entre as células: os tecidos de um organismo são formados por agrupamentos de células semelhantes quanto à morfologia e à fisiologia, necessitando em algumas situações orgânicas de extrema conexão entre células adjacentes (vizinhas), assegurando, por exemplo: proteção contra a penetração de micro-organismos patogênicos (que causam doenças), e em outros casos, estruturas que proporcionam o intercâmbio de substâncias. Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares ou estruturas juncionais, sendo:

1) Desmossomo: ponte estabelecida entre duas células vizinhas, por onde se conectam filamentos intermediários, formando uma estrutura de grande força tensora, composta de várias proteínas intracelular (placoglobina e desmoplaquina) e extracelular (desmogleina e desmocolina), existentes principalmente no tecido epitelial de revestimento (a pele) e músculo cardíaco. São constituídos de diversas proteínas/glicoproteínas. Caderinas: moléculas que determinam a capacidade de ligação com a lâmina basal de um epitélio (constituição semelhante ao dos desmossomos).


2) Zona Oclusiva: faixa contínua em torno da porção apical de algumas células epiteliais. Impedem o trânsito de íons e outras moléculas entre as células (isolamento). Permite a formação de potenciais elétricos diferentes.

Complexo funcional = zona de oclusão + zona de adesão + desmossomos (as susbstâncias não podem passar de uma célula para outra).

3) Nexos (junção em hiato gap function): são pontos comunicantes entre a membrana de uma célula e outra, através de proteínas transmembranares de ambas as células, formando poros (canais) por onde passam íons e pequenas moléculas, trabalho em coordenação. Observada em células epiteliais de revestimento, epiteliais glandulares, musculares lisas, cardíacas e nervosas.

4) Zona de Adesão (junção aderente): região que une células vizinhas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contato entre as membranas plasmáticas. Formação que circunda a porção apical de alguns epitélios como um "cinto contínuo". Semelhante aos desmossomos, também são sensíveis aos níveis de Cálcio. Exemplo: células do epitélio intestinal.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Diferenciação Celular
1) Miócito (célula do coração): função de contração.
2) Enterócito (célula do intestino): função de absorção.
3) Plasmócito ou Linfócito Tipo B: função de produzir imunoglobina (anticorpo).
4) Melanócito: células que produzem melanina.
5) Célula Tronco: célula INDIFERENCIADA (pode adquirir qualquer função e forma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário