sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Citologia (aula 4)

Membrana Plasmática: responsável pela separação do meio intra e extracelular sendo a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias na célula (Permeabilidade Seletiva).



Sistema de Recepção: captar o que acontece fora promovendo modificações dentro da célula sem a substância entrar (sistema de seleção).
Característica de adesão: isolamento de compartimentos quando grudadas sem comunicação entre si, quando comunicadas há coordenação/sincronismo das células para uma finalidade. Quando a comunicação é feita com o extracelular, há fixação.

------------------------------------------------------------------
Membrana: estrutura lipoprotéica fluída (mosaico fluído).
Lipídeos de Membrana: moléculas longas com extremidades hidrofílica e hidrofóbica. Ex: fosfolipídeos, glicolipídeos.

ps: imagem pega da internet, ilustra a interação hidrofóbica da membrana.

------------------------------------------------------------------
Proteínas da Membrana:

1) Integrais/Intrínsecas: atravessam parcial ou integralmente a bicamada lipídica.
2) Periféricas/Extrínsecas: sistema externo de fixação.


visão da membrana segundo o mosaico fluido

Enzimas: dependendo da função da célula são presentes ou não.
Glicocálice: camada da membrana plasmática. É constituído por sacarídeos, enzimas (que se fixam nas proteínas e fazem a digestão e absorção), glicoproteínas, proteínas estruturais para
fixação (depende da célula e sua função).

------------------------------------------------------------------
Transporte Através da Membrana

1) ATIVO: transporte com gasto de energia contra o gradiente de concentração. Exemplo: bomba de sódio e potássio. As proteínas que transportam somente um tipo de soluto é denominada uniporte, outras depende do transporte de um outro soluto, atuando como carreadores acoplados, que podem ser simportes (transferência do segundo soluto na mesma direção) ou antiporte (transferência do segundo soluto na direção oposta).

transporte impulsionado por gradientes iônicos
ps2: imagem retirada do livro: ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da Biologia Celular: uma introdução à biologia molecular da célula, Porto Alegre: Artmed, 2002.

2) PASSIVO: transporte sem gasto de energia a favor do gradiente de concentração.
Exemplos: I) Osmose: movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos).
II) Difusão: transporte de matéria onde um soluto é transportado devido aos movimentos das moléculas de um fluido(líquido ou gás), pelo movimento térmico de todas as partículas a temperaturas acima do zero absoluto. Estes movimentos fazem com que o soluto passe das zonas mais elevada concentração para zonas de baixa concentração. Tipos de difusão: difusão passiva (ocorre a favor de um gradiente que não utiliza proteínas transportadoras e não há gasto de energia), difusão facilitada (as moléculas atravessam a membrana celular com a assistência de uma proteína transportadora específica localizada em alguma membrana biológica).

------------------------------------------------------------------
3) TRANSPORTE EM QUANTIDADE (transferência em bloco): endocitose (fagocitose/pinocitose), exocitose (saindo da célula).
I) Fagocitose: englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides

exemplo: células de defesa
II) Pinocitose: a célula engloba uma substância em estado líquido, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar à fagocitose. É uma das formas como as células recebem grandes proteínas, inclusive hormônios, e como os pequenos vasos sanguíneos obtêm sua nutrição. Neste processo a membrana celular invagina, desenvolvendo um pequeno saco para englobar as substâncias que deseja absorver. O "saco" então fecha e separa-se da membrana celular, transformando-se numa vacúolo que, dentro do citoplasma se junta a um lisossoma, que hidroliza as proteínas e fosfolípidos da membrana para libertar as substâncias que tem no interior. É um processo que
requer energia, na forma de ATP.
III) Exocitose: é o processo pelo qual uma célula eucariótica viva liberta substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido, nos organismos multicelulares, seja para o ambiente aquático, por modificação da membrana celular, ou seja, sem ser por difusão. É o oposto de endocitose. As substâncias a serem libertadas pela célula podem ser produtos de secreções, tais como toxinas ou hormônios, ou neurotransmissores (nas sinapses dos nervos).

------------------------------------------------------------------
Compartimento Endossomal
: porção periférica citoplasmática (proximidade do aparelho de golgi).
Via Endocítica: reciclagem da membrana celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário