terça-feira, 10 de maio de 2011

Histologia (aula 5)

Tecido Adiposo: tipo especial de tecido conjuntivo com predominância de uma célula denominada adipócito.

Características: células bem unidas; pouca matriz extracelular produzida (colágeno); responsável pelo depósito de energia (gordura, triglicerídeos - entre as refeições); presente em vários locais do organismo: tecido subcutâneo, perienal, pericárdio, cavidades abdominal e torácica, mesentério; originam-se de lipoblastos (mesênquima). EM QUANTIDADE VARIADA!
Adipócito: célula do tecido adiposo que se origina através do lipoblasto. Suas funções são produção de energia, modelamento da superfície cutânea, absorção de impactos, isolamento térmico, posicionamento de vísceras e preenchimento de espaços.
Tipos de Tecido Adiposo: NÃO OCORRE TRANSFORMAÇÃO DE UM TIPO EM OUTRO!
1) Amarelo (comum/unilocular): possui uma única gotícula de gordura no citoplasma; tecido bem vascularizado; uma de suas funções é o isolamento térmico.
Características: coloração branco amarelada (dependendo da espécie/dieta); formação do panículo adiposo (capa de gordura subcutânea - sob a pele); células grandes sustentadas por lâmina basal e fibras reticulares (vasos e nervos - grande vascularização e inervação). GANHA-SE COM O TEMPO!
Histofisiologia: origem dos triglicerídeos pela absorção alimentar (quilomícrons - capilares linfáticos e sanguíneos que provocam a lipase nos adipócitos), A hidrólise de triglicerídeos é feita por estímulos nervosos e hormonais, liberando triglicerídeos no sangue que se ligam com a albumina (sangue) sendo assim fonte de energia para tecidos e órgãos. Obtem-se insulina (hormônio pancreático) pela síntese de ácidos graxos a partir da glicose e penetração da glicose na célula adiposa. Outros hormônio que reagem são: do crescimento, glicocorticóides, prolactina e da tireóide (T3 e T4). Ordem da mobilização de gordura: subcutâneo, mesentério e peritônio.
2) Marrom/Pardo (multilocular): contém várias gotículas de gordura de tamanhos variados no citoplasma; é mais vascularizado que o amarelo.
Características: coloração parda (por causa da alta vascularização); contato direto com terminações nervosas; NÃO OCORRE NEOFORMAÇÃO APÓS O NASCIMENTO; importante para animais que hibernam; termorregulação em seres humanos recém nascidos (produção de calor através da substância termogenina - hormônio noroadrenalina acelera a oxidação de ácidos graxos) para o aquecimento do sangue sem ativação de ATP; caso necessário, mobilização de gordura em períodos de transferência para outros tecidos a fim de ser utilizado como energia, casos: jejum prolongado, frio e atividades intensas.
Hibernação: ocorre ativação do tecido adiposo multilocular; “acendedor” de outros tecidos; importante em animais selvagens; humanos - proteção do recém-nascido (termorregulação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário