segunda-feira, 9 de maio de 2011

Histologia (aula 4)

Células do Tecido Conjuntivo: fibroblastos e fibrócitos; macrófago, mastócito e plasmócito (tipos de leucócitos); adipócitos.

Fibroblastos: células alongadas com alto poder de migração, principal produtor de colágeno e sintetizador de fibras colágenas, reticulares e elásticas, proteoglicanos e glicoproteínas. Há a proliferação em casos de inflamação e cicatrização.

Fibrócito: forma adulta do fibroblasto, célula de reserva com função de produção de colágeno caso necessário. É uma célula menor com menos prolongamentos e se preciso, por estímulo, pode sintetizar fibras de colágeno assumindo a estrutura do fibroblasto. Ex: Miofibroblasto - presentes na cicatrização, através de contrações, faz com que a cicatriz seja a menor possível.

Macrófago: presentes em tecidos muito propensos à patógenos: fígado, intestino, pele, pulmão, trato gastrointestinal. Com função de eliminar patógenos e tecido morto por fagocitose. Atua em processos imunológicos, presentes em locais estratégicos sinalizam a presença de corpos estranhos, ativando o processo imunológico (outras células produzem o anticorpo). Os macrófagos formam o sistema fagocitário mononuclear = monócitos (célula precursora produzida na medula óssea, baço e linfonodos) + macrófagos.

Mastócitos: células de proteção ativadas em processos alérgicos. Contém grânulos no citoplasma e se originam na medula óssea, abundantes na pele e no intestino - localização perivascular. Produz histamina (substância que gera vasodilatação para maior chegada de células de defesa pelo sangue/impede a produção de muco e aumento de produção de ácidos no estômago), heparina (evita coagulação), sulfato de condritina e fator quimiotático de eosinófilos na anafilaxia.

Plasmócitos (linfócito B): células redondas responsáveis pela produção de anticorpos, pouca quantidade na maioria dos tecidos conjuntivos, abundantes na mucosa intestinal (por causa da penetração de bactérias e proteínas estranhas), núcleo em posição excêntrica, secretam anticorpos (imunoglobulinas).

Adipócitos: são células que armazenam lípidos e regulam a temperatura corporal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tipos de Tecido Conjuntivo:
1) Frouxo: tecido muito comum que preenche espaços entre as fibras e feixes musculares e é a camada em torno de vasos; tecido delicado, flexível e pouco resistente encontrado em camadas superficiais da derme servindo de apoio para epitélios.
2) Densos: fibras compactas bem resistentes e menos flexíveis encontradas por exemplo nos tendões e na derme. Existem 2 tipos: modelado (feixes paralelos - tendões) e não modelado (feixes sem orientação fixa - derme).

Características do Tecido Conjuntivo: sustentação, preenchimento, armazenamento, transporte, defesa e reparação tecidual (cicatrizes). Sistema imunológico e processo inflamatório.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS:
SENSIBILIDADE DO TECIDO CONJUNTIVO
- Cortisol: inibição da síntese de colágeno.
- Hipotireoidismo: acúmulo excessivo de proteoglicanos.
- Deficiência de vitamina C (escorbuto): inibição da síntese de colágeno por fibroblastos.
- Colagenase (enzima): produzida por células do conjuntivo e bactérias específicas (Clostridium – gangrena gasosa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário