quinta-feira, 26 de maio de 2011

Anatomia (aula 11)

Sistema Respiratório: conjunto de estruturas cuja função primordial é a respiração, mas também atua na termorregulação e olfato.
Narina>Cavidade Nasal>Faringe>Laringe>Traqueia>Brônquios>Bronquíolos>Pulmões.
OBS:
- animais braquiocefálicos são aqueles que têm a maior parte dos ossos nasais compactados (ex: bulldog francês);
- hematose é a troca de gases respiratórios (O2 por CO2 nos alvéolos);
- são os alvéolos que fazem o pulmão ser aerado.
OBS: imagem retirada da internet.
Divisão do Sistema:
1) Porção Condutora: narinas>vestíbulo nasal>cavidade nasal>faringe>laringe>traqueia>brônquios>bronquíolos terminais.
2) Porção Respiratória: brônquios respiratórios>ductos alveolares>sacos alveolares>alvéolos pulmonares.
Mecanismo de Bombeamento: ar inspirado e expirado do sistema; composto por 2 sacos pleurais (câmaras de vácuo - amplitude e contração); localizado no esqueleto do tórax, músculos e diafragma.
I. Nariz: responsável pelo olfato; incorporado ao esqueleto da face; o formato varia de acordo com o animal: no equino o nariz é revestido por pelos, no cão/bovino/suíno é destacado no rosto. É constituída por cartilagens que são responsáveis pela sustentação formando a âncora acessória no cão/gato/suíno/bovino e cartilagem alar nos equinos.
II. Vestíbulo Nasal: porção mais rostral e dilatada das fossas nasais; presença de pêlos e glândulas que secretam muco (para umidificar o ar para os pulmões). Delimitação: rostral (narinas), ventral (coanas), dorsal e lateral (ossos), medial (vômer e septo).
III. Conchas Nasais: funções de olfação, filtração, aquecimento e umedecimento; entres as conchas encontram-se os meatos nasais e o vômero nasal.
OBS: Grau de Olfação: macrosmáticos (alta capacidade de sentir cheiro - ex: cães e gatos); microsmáticos (baixa capacidade de sentir cheiro - ex: humano); anosmáticos (não sentem cheiro - ex: aves exceto as de rapina, beija-flor e baleia).
IV. Faringe: liga a cavidade nasal à laringe; funções: orofaringe (digestória) e nasofaringe (olfatória).
V. Laringe: liga-se com a traqueia; funções: passagem do ar, fonação e proteção. OBS: o suíno come e repira ao mesmo tempo. É na laringe que se encontra a epiglote. É formada por cartilagens: ímpares (epiglote, tireóide e cricóide) e pares (aritenóides, corniculadas e cuneiformes). Músculos: extrínsecos (move toda a laringe - liga cartilagens à estruturas vizinhas) e intrínsecos (move parte da laringe - liga cartilagens à cartilagens).
VI. Traqueia: presença de glândulas que abrem no lúmem; transporta ar (da laringe aos brônquios); divisão feita em torácica e cervical; possui bifurcação.
VII. Brônquios: primeiras ramificações da traqueia (brônquio principal); brônquios lobares; brônquios segmentares; brônquios subsegmentares.

http://oncologia12b.do.sapo.pt/CancroPulmao/cancropulmao.html
VIII. Bronquíolos: intralobulares (bronquíolos terminais, bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares).
IX. Saco Alveolar e Alvéolos: últimas porções da "árvore".
X. Pulmões: função de respiração; tem colorção rósea avermelhada; localização: tórax; separados em segmentos chamados lobos pulmonares (diferença entre os animais).
OBS: clique na imagem para ampliar.
Vascularização e Inervação:
VD>tronco pulmonar>aa pulmonares direito/esquerdo>pulmões
veias pulmonares>AE>nervo vago e ramo do nervo>plexo pulmonar

Nenhum comentário:

Postar um comentário