Tecido Epitelial: células poliédricas, justapostas; pouca substância intercelular; capacidade de coesão.
Origem: 1) ectodérmica: pele e algumas cavidades naturais; 2) endodérmica: tubo digestivo, inclusive suas glândulas (pâncreas e fígado) e árvore respiratória; 3) mesodérmica: rim e endotélio dos vasos.
Funções: revestimento de superfícies (epiderme e epitélio do ovário), revestimento e absorção (epitélio do intestino), secreção (glândulas), sensorial (epitélios), contração (células mioepiteliais).
Características Gerais dos Epitélios: células epiteliais, ausência de substância intersticial, presença de lâmina basal (lâmina reticular e membrana basal), coesão entre as células*, polaridade das células.
*A coesão entre as células são dadas pelas seguintes estruturas: 1) glicoproteínas do glicocálice; 2) íon cálcio (proteínas da família da caderina que são inativadas na ausência de Ca2+); 3) junções intercelulares: estruturas associadas à membrana plasmática que contribuem para a coesão e comunicação entre as células. São feitas por caderinas ou por outras estruturas como junções estreitas ou zônulas de oclusão (impedem o movimento de materiais entre as células = vedação), junções comunicantes ou junções GAP (formadas por proteínas = conexinas que se organizam em hexâmeros em torno de um poro hidrófilo = conexon), desmossomo ou mácula de adesão (em forma de disco, proteínas da família da caderina participam da adesão provida pelo desmossomo e inativado na ausência de Ca2+), hemidesmossomo (encontrados na região entre as células epiteliais e a lâmina basal, as placas de ancoragem possuem proteínas da família da caderina).
OBS: no ponto de vista funcional, as junções podem ser classificadas como junções de adesão (zônulas de adesão, desmossomo, hemidesmossomo), junções impermeáveis (zônulas de oclusão) e junções de comunicação (junções GAP comunicantes).
Lâmina Basal: superfície de contato entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo; visível ao microscópio eletrônico; constituída por colágeno tipo IV, glicoproteínas e proteoglicanos; quando intimamente associada às fibras reticulares do tecido conjuntivo forma a lâmina reticular. Funções: papel estrutural nas células; regula a proliferação e diferenciação celular, ligando-se à fatores do crescimento; influencia no metabolismo celular; organiza as proteínas das membranas plasmáticas de células adjacentes, afetando a transdução de sinais através destas membranas; serve como caminho e suporte para a migração de células; necessária para o estabelecimento de novas junções neuromusculares.
OBS: membrana basal: camada situada abaixo dos epitélios, geralmente formada pela fusão de 2 lâminas basais ou de 1 lâmina basal + 1 lâmina reticular, sendo mais espessa que uma lâmina basal isolada.
Especializações da Membrana Superficial das Células Epiteliais: microvilos, cílios, flagelos e estereocílios.
Classificação dos Epitélios:
1) Revestimento
2) Glandular
Nenhum comentário:
Postar um comentário