História das Coisas: crítica ao ciclo de produção e à sociedade americana (usada como exemplo).
Processo Capitalista: consiste no consumo e descarte influenciado pela mídia.
Matéria Prima -> Produção -> Circulação -> Consumo = LIXO.
O ser humano passa a ser visto como uma coisa; interiorização da economia. Qual o valor das coisas???
História (relação sociopolítica pela sociedade econômica em que as corporações controlam a economia) das Coisas: social (condição das pessoas e trabalho), ambiental (sustentabilidade - renovação, reciclagem, social, LIXO).
O trabalho é visto como ponte de sobrevivência pelos humanos: "O homem se reproduz a si mesmo."
------------------------------------------------------------------------------------------------
Resumo do filme: O vídeo de aproximadamente 20 minutos problematiza os efeitos da produção industrial para o planeta, enfatizando suas conseqüências ao meio ambiente e à vida humana. O ponto de partida do vídeo é a dúvida sobre como são produzidas as coisas ou qual a origem delas? Busca-se descobrir através da análise do que acontece no mundo. O ciclo produtivo das coisas se divide em extração, produção de mercadorias e tóxicos, distribuição, lixo, consumo e lixo. Nesse ciclo destacam-se a produção do lixo e toxinas. Nesse contexto, destacam-se as pessoas que fazem parte do ciclo e geralmente não aparecem quando as etapas do ciclo de produção são consideradas. A produção se coloca no movimento entre produção e crise, entendendo que há um esgotamento dos recursos naturais e que tal sistema gera mais coisas do que a população necessita. O ciclo de produção se desenvolve a partir das relações sociais entre governo e as corporações (e o governo mantém uma posição de submissão), corporações e trabalhadores, lembrando a condição de exploração desse grupo. A crítica elaborada no vídeo é importante também porque corresponde a uma produção americana e os EUA são protagonistas do vídeo. O ciclo remete à relação entre sociedade e natureza, no sentido de que a produção das coisas depende dos recursos naturais e como parte do ciclo de produção há um esgotamento desses. Lembra-se da necessidade de planejamento de produção e diminuição do consumo, ponto chave de nossa sociedade. Desta forma, a venda da produção depende dos meios de comunicação, sobretudo da televisão, através dela recebemos a mensagem de que o consumo é o caminho da satisfação pessoal, da felicidade. O processo de globalização com a internacionalização do capital possibilita que uma mercadoria seja produzida em partes e em países diferentes, uma alternativa encontrada para baratear seu preço, o resultado disso é a desvalorização do trabalho humano e baixa durabilidade das mercadorias, estratégia necessária para manter o padrão de consumo.
A alternativa sugerida pelo vídeo é a capacidade de intervenção das pessoas, pois nas corporações, nos governos e na sociedade elas estão tentando reverter esse quadro seja por ações, seja propondo debates sobre os problemas causados pelo ciclo de produção. Além disto, a sustentabilidade aparece como uma das alternativas para cuidar dos recursos naturais.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Questões que o vídeo sugere:
Quais as alternativas concretas para o problema da produção?
Qual a relação entre trabalho humano e sustentabilidade?
Qual a relação entre valor, trabalho, relações sociais e sustentabilidade?
Qual o lugar das relações sociais nesse processo?
Qual a relação entre produção e saúde?
Qual o papel dos profissionais de comunicação nesse processo?
Qual o papel dos profissionais sociais e de saúde no contexto demonstrado pelo vídeo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário