A Desordem e a Nova Ordem (Laymert G. dos Santos)
Sociologia da tecnologia; relacionar a vida social com o desenvolvimento tecnológico (ciências biológicas e informação); a tecnologia como segunda natureza; a tecnologia não é utilizada quando necessitamos, faz da nossa sensibilidade e natureza. -> Sociedade da informação que desestrutura a sociedade moderna. "Aceleração da aceleração, miniaturização da produção tecnológica."
Debate: Realidade X Virtualidade: a tecnologia da informação é a fonte de energia.
Direito: modernidade, materialidade (propriedade privada, desequilíbrio, desajuste); produção imaterial (invisível, produzir mais com menos).
"A produção tecnológica pertence à Sociedade da Informação." -> Época da Fusão: tecnologia da informação, esferas da vida social.
PRIVATIZAÇÃO da informação: "a informação, a quem pertence?" -> Saber popular (domínio público coletivo): produzindo material de bens de consumo para a colonização do capital através de jogos de transações financeiras. "A vida e a natureza viram matéria prima da produção de tecnologia."
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: desenvolvimento tecnológico através do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Para a sociedade da informação continuar, precisamos preservar os recursos naturais. -> RESPONSABILIZAÇÃO.
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Resumo do Livro: O autor desenvolve suas idéias na linha da sociologia da tecnologia e pondera questões postas ao avanço tecnológico, aos seus efeitos para a vida em sociedade, questionando realidade e virtualidade, processo de produção e a noção de sociedade. O primeiro ponto considerado corresponde ao quanto nós conseguimos pensar sobre a transformação que reflete o processo de globalização. Há um debate geral sobre a “desmaterialização”, “desterritorialização”, “desenraizamento”, “desregulamentação”, “desreferenciação”... O exemplo do chip na vitrine na propaganda da IBM, sugere o “processamento de um circuito integrado”, remetendo ao “significado da informação como riqueza, como valor”. Nesse contexto se coloca a seguinte questão como é possível perceber que a tecnologia da informação é a nova riqueza da sociedade? Lembrando que a sociedade da informação desestrutura o modelo de sociedade “antiga”. A evolução tecnológica indica que “tudo está mais acelerado”. Segundo Fuller, há uma “aceleração da aceleração” e tal evolução acontece através de uma crescente miniaturização (se faz mais com menos), a relação entre os dois acontecimentos gera uma “efemeralização”. De tal forma, há um nível de realidade que é invisível, molecular, mas com grandes efeitos pra sociedade. A partir de 1970 a tecnologia se fundiu à indústria e a tônica da fusão alcança está presente em todos os setores, na informação digital, na biotecnologia, a reprodução humana passa por um processo de fusão com a genética, dando origem à reprogenética. A informação passou a ser "a medida de todas as coisas” sendo a riqueza principal da sociedade e sua referência é o molecular. A concepção ocidental de direitos entra em crise por que o indivíduo passa ao mesmo tempo a ser sujeito e objeto, isso é resultado da sociedade da informação. As transformações sociais ocorrem no plano molecular e alcançam o contexto global, o que gera um “regime de propriedade intelectual” concebido para intitular a apropriação dessa riqueza que é imaterial e concebida pela informação genética e informação digital. A conseqüência disto é que a riqueza biológica e os recursos naturais se apresentam como componentes, ou seja, a “matéria viva de todo o conhecimento a ela associado”. Os conhecimentos populares, tradicionais, coletivos são traduzidos em conhecimento molecular, eles são desestruturados, desarticulados. A “derradeira privatização” visa identificar o dono da informação genética, a vida é o componente a ser apropriado, controlado. A diferença faz a diferença tanto faz se é material ou imaterial. Segundo Jameson (1991), “por meio da informação genética e digital, o capital está colonizando não a dimensão da realidade virtual, mas a dimensão virtual da realidade”. O Interessante na atual sociedade é o processamento das coisas e o homem é o processador de informação, inclusive no tempo virtual. A concepção de sociedade pode ser substituída pela de socialidade, segundo Strathern, pois a concepção de sociedade remete à oposição indivíduo e sociedade. A concepção de socialidade considera a interrelação o tempo todo e se altera o tempo inteiro. O planeta real existe em complemento ao planeta virtual, o capital financeiro através do planeta virtual e, o mais importante não é produção de bens e serviço, mas sim o jogo das transações financeiras no planeta virtual e no planeta real. A realidade tecnológica interfere na nossa sensibilidade e natureza humana, pois há um deslocamento, encurtamento entre tempo e espaço, ela se configura como uma segunda natureza. E qual a relação dessa discussão com a ideia de sustentabilidade? Desenvolvimento sustentável acontece apoiado no tripé social, econômico e ambiental. Pensar nos recursos naturais que têm importância em um momento em que a vida e a natureza correspondem ao componente elementar para o desenvolvimento tecnológico. Do ponto de vista ambiental parece relevante pensar que a natureza aporta o desenvolvimento tecnológico e, na perspectiva econômica ela aparece como uma estratégia da produção material em contraponto ao esgotamento de produção depredador.
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