Globalização do Comércio de Alimentos: novos fatores de risco: ampla comercialização dos alimentos, viagens internacionais, diferentes estilos de vida, grandes algomerados urbanos, processos tecnológicos de produção alimentar, mudanças na característica/formas de manifestação e tipos de DTHA. Ex: o alimento chega da China no porto de Santos com uma microbiota diferente que se mistura com a do novo ambiente passando por mutação.
Formas de Transmissão: Importação/Exportação: frutas e verduras (crus ou processados), cereais, carnes, pratos pré-fabricados, enlatados, sucos, leite e derivados, doces etc; matrizes para criação de animais para consumo (aves, bovinos, suínos etc); insumos para criação de animais de consumo alimentar (farinhas, rações, hormônios, antimicrobianos etc).
Aparecimento de Novas Bactérias: Emergentes e Reemergentes: surgimento de novos patógenos, alguns ocupando o nicho deixado por outros. Velhos patógenos com novos comportamentos, aumento da resistência aos antibióticos, regulamentações sanitárias insuficientes = novas soluções precisam ser procuradas!
Contaminações dos Alimentos: Físicos: prego, parafuso, vidro, cabelo, insetos... Químicos: inseticidas, raticidas, desinfetantes... Biológicos: microorganismos: bactérias, fungos, vírus e protozoários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário