EndocrinologiaHormônios: substâncias químicas produzidas por tecidos específicos (glândulas) , transportados em baixas concentrações pelo sistema vascular para agir sobre outros tecidos.
Ação Hormonal: existem 3 tipos de ação:
endócrina (o hormônio passa pela corrente sanguínea para ir para os outros tecidos),
parácrina (ação no mesmo tecido, sem ir para corrente sanguínea) e
autrócrina (ação na própria célula produtora do hormônio).
OBS: A ação mais comum ocorre na membrana celular (lipoprotéica), porém exitem as que precisam de um 2° mensageiro para chegar ao núcleo da célula e provocar o efeito na célula. Para isso acontecer o hormônio precisa ter lipofílico para ultrapassar a membrana lipídica.
Interação hormônio-célula: são necessárias especificidade e afinidade com o receptor, podendo haver estímulo à síntese de receptores. Para que haja interação do hormônio com a célula não é necessária grande quantidade de hormônios, apenas o suficiente para se ligar aos receptores.
Controle da Metabolização: efeito proporcional à concentração hormonal através do mecanismo de feedback que atua na regulação hormonal através do
Feedback + (estimulação da produção de hormônios ou outras substâncias) e
Feedback - (inibe a produção de hormônios ou substâncias - quando o organismo entende que já tem o suficiente).
Ritmo Circadiano: as condições ambientais interferem na produção e secreção fisiológica hormonal através de estimulação ou inibição. Ex: calor, luminosidade etc. As galinhas, para produzir mais ovos, são submetidas a mais tempo sob iluminação = estimulação.
OBS: O Hipotálamo (no SNC) é uma glândula que tem a função de coordenar a Hipófise (glândula dividida em adenohipófise e neurohipófise com ação via circulatória e comunicação feita por neurônios respectivamente).
Sistema Porta Hipotalâmico-Hipofisário: comunicação (sistema de desvio) entre o hipotálamo e a adenohipófise.
1) Neurohipófise: prolongamento do hipotálamo, hormônios ocitocina e vasopressina (ADH - hormônio antidiurético).
Caminho: neurônios secretores > sangue > tecido alvo2) Adenohipófise: secreção de GH (hormônio do crescimento), PRL (prolactina produzida pela glândula mamária), TSH (hormônio tireoidiano), FSH e LH (gônadas), ACTH (adrenal - corticóide).
Caminho: sistema porta hipotalâmico-hipofisário > controle de secreção hormonal da adenohipófise > feedback de alça curta e longaCaminho dos hormônios (Hipotálamo > Hipófise > Glândula):Alterações físicas/químicas/ambientais etc são reconhecidas pelo hipotálamo, fazendo com que a adenohipófise produza o hormônio que vai para o tecido, que produz outro hormônio.
OBS: Feedback de alça curta (ligação do tecido com a própria glândula - ligação mais intensa, problemas nessa ligação são mais difíceis de resolver) e alça longa (ligação da glândula com a hipófise - os problemas são mais fáceis de resolver, pois a sensibilidade é maior).