quarta-feira, 2 de março de 2011

Anatomia (aula 4)

Nutrição e Inervação

Irrigação (artéria nutrícia, artéria metafisária, artérias epifisárias, arteríolas periostais), drenagem (semelhante ao sangue aferente), linfáticos (presentes no periósteo), inervação.

Na Superfície do osso é encontrado uma membrana conjuntiva chamada de periósteo ( Exceto nas superfícies articulares onde é encontrado cartilagem articular) ela é responsável pela osteogênese , e atua durante o crescimento e em caso de fratura.
Já na superfície interna do osso é encontrado o endosteo que é uma membrana conjuntiva delgada.
Os ossos são muito vascularizados pois como dito anteriormente no seu interior são produzidas as células sanguíneas. Esses vasos que nutrem os ossos são chamados vasos periosteais e artéria nutricia.Já a Epífise do osso é nutrida principalmente por vasos que suprem a articulação.

Classificação do Esqueleto:
1) Exoesqueleto: revestimento externo.
2) Endoesqueleto: Tipos: Axial (forma o eixo do corpo ~ crânio, coluna vertebral, costelas, esterno), Apendicular (apêndices do corpo ~ membros torácicos e pélvicos) e Visceral (dentro de visceras ~ osso peniano e cardíaco dos bovinos).


Classificação Óssea: pela forma óssea.
1) Ossos Longos: possuem comprimento como maior dimensão, típicos dos membros, cilíndricos e atuam como alavancas para locomoção, elementos de sustentação. Desenvolvem-se à partir de 3 centros de ossificação. Exemplos: costelas, o fêmur, o úmero e outros ossos dos membros.
2) Ossos Curtos: dimensões equivalentes, movimentos complexos, desenvolvem-se à partir de 1 centro de ossificação. De forma arredondada, possue as três dimensões mais ou menos iguais. Exemplos: ossos do carpo.
3) Ossos Sesamóides: pequenos, afastam o tendão no ponto de inserção no osso, aumentando o efeito de alavanca. Exemplos: patela, nos pés, próximos às articulações.
4) Ossos Planos: pouca espessura, inserção de grandes massas musculares, proteção de tecidos moles. Exemplos: escápula, ossos do crânio, costelas.
5) Ossos Pneumáticos: com "furinhos", seios paranasais, circulação de ar, leveza da cabeça, auxilia no aquecimento, sistema respiratório. As aves são as que mais têm esses ossos e não apenas na cabeça.
6) Ossos Irregulares: ossos de formação irregular, sem forma exata, ímpares e com várias funções. Exemplos: vértebras, coxal.

Sistema Ósseo (variações): número de ossos, idade, sexo, espécie, raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário