segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sociologia (aula 1)

O Homem e a Sociedade

Problematizar a vida em sociedade: cidadania, direitos do indivíduo, ser membro da sociedade: profissional, vida em sociedade e relações sociais = estudo da sociologia.
Abordagem de temas: sociologia, antropologia (homem coletivamente, cultura, evolução), política e poder (Estado, governo, leis, democracia, poder instituído - lei e não instituído - autoridade).

A Sociedade moderna e pós moderna: trabalho, capitalismo, globalização.
Cultura = direitos/saúde.

Bioestatística (aula 3)

Tabela

Componentes: título (explica o que tem), corpo (linhas e colunas de dados), cabeçalho (conteúdo da coluna), coluna indicadora (conteúdo das linhas), fonte (indicativo no roda pé da tabela, de entidade fornecedora dos dados colocados para esclarecimentos de ordem geral).


Bioestatística (aula 2)

Levantamento de Dados: contínuo, periódico, ocasional.

Tipos de Variáveis: qualitativa nominal (qualidade, sexo f/m) e ordinal (pequeno, médio, grande); quantitativa (estatura, peso, quantidade em número).
População: conjunto de indivíduos que tem uma característica em comum.

Amostra: todo subconjunto não vazio e com número menor de elementos da população.
Amostragem Sistemática: ordenamento natural (1 ficha a cada 10).
Amostra por Conveniência: quando se tem poucos exemplares e a informação tirada é feita considerando as condições. Exemplo: pesquisas de animais silvestres.

Vício ou Viés: tendência a diferença entre a média obtida de todas as possíveis amostras e o verdadeiro valor do parâmetro populacional em estudo. Exemplo: escolher apenas alunos preferidos que são bons para aplicar uma prova para ver se o professor dá boas aulas = manipular o experimento ao seu favor.

Dados Discrepantes: valores aparentemente incompatíveis com os demais. Deve-se verificar todo valor suspeito e descartar se verificar erros em um ou mais pontos do processo. Os dados discrepantes influenciam os resultados estatísticos. A inclusão ou exclusão deve ser minuciosamente analisada.

Bioestatística (aula 1)

Bioestatística

Estatística Descritiva X Estatística Analítica
(número, tabela, gráfico) (comparação, descrição)
Como fazer pesquisa: conceito da estatística, ler trabalho, delineamento.

Cálculo e Métodos Quantitativos

O Pensamento Científico:
1) Linguagens teórica, operacional (hipótese) e científica (dedução e hipótese) >> Estatística
2) Comprovação testando a hipótese (probabilidade): indução (verdade x falsidade)
3) Divulgação do Conhecimento = Papel da Estatística: formulação da hipótese estatística, técnica de delineamento, plano de coleta de dados, tabulação, teste de hipótese.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Citologia (aula 6)

Citoplasma: é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares ou seja, é tudo o que compreende a célula menos o núcleo. Composto por organelas celulares que são:


ps: imagem retirada do link http://pt.wikipedia.org/wiki/Citoplasma

(1) NUCLÉOLO: cospúsculo arredondado de aspecto esponjoso com função de organizar os ribossomos.
(2) NÚCLEO: responsável por todas as funções celulares, onde localiza-se o DNA, armazenando todas as informações genéticas.
(3) RIBOSSOMOS(pontos pequenos): grânulos de ribonucleoproteínas produzidos a partir dos nucléolos. A função dos ribossomos é a síntese protéica pela união de aminoácidos, em processo controlado pelo DNA.
(4) VESÍCULA
(5) RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO:
tem aderido a sua superfície externa os ribossomos (local de produção de proteínas) as quais serão transportadas internamente para o Complexo de Golgi. Com origem na membrana plasmática, apresenta também na sua constituição lipídios e proteínas. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. É o caso por exemplo das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, e também o caso das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e as células secretoras tipo II, nos alveolos pulmonares, que produzem lipoproteina surfactante .
(6) COMPLEXO DE GOLGI: estruturas membranosas e achatadas, cuja função é elaborar e armazenar proteínas vindas do retículo endoplasmático, podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora da estrutura celular que originou (enzimas por exemplo). Produzem ainda os lisossomos (suco digestivo celular). É responsável pela formação do acrossomo dos espermatozóides, estrutura que contém hialuronidase que permite a fecundação do óvulo. A síntese de enzimas e a gênese de lisossomos, são organelas responsáveis pela digestão da célula.
(7) CITOESQUELETO
(8) RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO: é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana. Participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios. Tem, como uma de suas principais funções a desintoxicação do organismo, atuando na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como na degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos(substâncias anestésicas). Esse tipo de retículo é abundante principalmente em células do fígado, das gônadas e pâncreas.
(9) MITOCÔNDRIA: formada por duas membranas lipoprotéicas, dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos (respiração celular) que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). É o ATP que fornece energia necessária para as reações químicas celulares. Apresenta forma de bastonete ou esférica. Possuem DNA, RNA e ribossomos próprios, tendo assim capacidade de autoduplicar-se. Quanto maior a atividade metabólica da célula, maior será quantidade de mitocôndrias em seu interior.
(10) VACÚOLO: vesículas preenchidas com partículas ou líquidos. São delimitados por uma membrana simples. Nas células animais e em protistas, os vacúolos fundem-se com lisossomos e acontece a digestão do conteúdo do vacúolo. Nas células vegetais geralmente existe um grande vacúolo. O líquido deste vacúolo é chamado seiva vegetal e tem enzimas digestivas que atuam em pH ácido. OBS: os vacúolos são encontrados apenas nas células VEGETAIS.
(11) CITOPLASMA: espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares. Nos eucariontes, em oposição ao protoplasma, o citoplasma não inclui o núcleo celular, cujo interior é formado por nucleoplasma. No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo.
(12) LISOSSOMO: Estrutura que apresenta enzimas digestivas capazes de digerir um grande número de produtos orgânicos. Realiza a digestão intracelular. É importante nos glóbulos brancos e de modo geral para a célula já que digere as partes desta (autofagia) que serão substituídas por outras mais novas, o que ocorre com freqüência em nossas células. Realiza também a autólise e histólise (destruição de um tecido) como o que pode ser observado na regressão da cauda dos girinos. Originam-se no Complexo de Golgi. Estas organelas são vesículas esféricas repletas de enzimas hidrolíticas que atuam em pH ácido.
(13) CENTRÍOLO (dentro do centrossoma): Estruturas cilíndricas, geralmente encontradas aos pares, compostas de microtúbulos protéicos. Dão origem a cílios e flagelos (menos os das bactérias), estando também relacionados com a reprodução celular - formando o fuso acromático que é observado durante a divisão celular. É formado por proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtubulos e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. É composto por proteínas bastante estáveis que são responsáveis por manter a forma da célula e as junções celulares,e auxiliam nos movimentos celulares. São ausentes em procariontes e em vegetais superiores.

Citologia (aula 5)

Adesão

Adesão entre as células: os tecidos de um organismo são formados por agrupamentos de células semelhantes quanto à morfologia e à fisiologia, necessitando em algumas situações orgânicas de extrema conexão entre células adjacentes (vizinhas), assegurando, por exemplo: proteção contra a penetração de micro-organismos patogênicos (que causam doenças), e em outros casos, estruturas que proporcionam o intercâmbio de substâncias. Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares ou estruturas juncionais, sendo:

1) Desmossomo: ponte estabelecida entre duas células vizinhas, por onde se conectam filamentos intermediários, formando uma estrutura de grande força tensora, composta de várias proteínas intracelular (placoglobina e desmoplaquina) e extracelular (desmogleina e desmocolina), existentes principalmente no tecido epitelial de revestimento (a pele) e músculo cardíaco. São constituídos de diversas proteínas/glicoproteínas. Caderinas: moléculas que determinam a capacidade de ligação com a lâmina basal de um epitélio (constituição semelhante ao dos desmossomos).


2) Zona Oclusiva: faixa contínua em torno da porção apical de algumas células epiteliais. Impedem o trânsito de íons e outras moléculas entre as células (isolamento). Permite a formação de potenciais elétricos diferentes.

Complexo funcional = zona de oclusão + zona de adesão + desmossomos (as susbstâncias não podem passar de uma célula para outra).

3) Nexos (junção em hiato gap function): são pontos comunicantes entre a membrana de uma célula e outra, através de proteínas transmembranares de ambas as células, formando poros (canais) por onde passam íons e pequenas moléculas, trabalho em coordenação. Observada em células epiteliais de revestimento, epiteliais glandulares, musculares lisas, cardíacas e nervosas.

4) Zona de Adesão (junção aderente): região que une células vizinhas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contato entre as membranas plasmáticas. Formação que circunda a porção apical de alguns epitélios como um "cinto contínuo". Semelhante aos desmossomos, também são sensíveis aos níveis de Cálcio. Exemplo: células do epitélio intestinal.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Diferenciação Celular
1) Miócito (célula do coração): função de contração.
2) Enterócito (célula do intestino): função de absorção.
3) Plasmócito ou Linfócito Tipo B: função de produzir imunoglobina (anticorpo).
4) Melanócito: células que produzem melanina.
5) Célula Tronco: célula INDIFERENCIADA (pode adquirir qualquer função e forma).

Citologia (aula 4)

Membrana Plasmática: responsável pela separação do meio intra e extracelular sendo a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias na célula (Permeabilidade Seletiva).



Sistema de Recepção: captar o que acontece fora promovendo modificações dentro da célula sem a substância entrar (sistema de seleção).
Característica de adesão: isolamento de compartimentos quando grudadas sem comunicação entre si, quando comunicadas há coordenação/sincronismo das células para uma finalidade. Quando a comunicação é feita com o extracelular, há fixação.

------------------------------------------------------------------
Membrana: estrutura lipoprotéica fluída (mosaico fluído).
Lipídeos de Membrana: moléculas longas com extremidades hidrofílica e hidrofóbica. Ex: fosfolipídeos, glicolipídeos.

ps: imagem pega da internet, ilustra a interação hidrofóbica da membrana.

------------------------------------------------------------------
Proteínas da Membrana:

1) Integrais/Intrínsecas: atravessam parcial ou integralmente a bicamada lipídica.
2) Periféricas/Extrínsecas: sistema externo de fixação.


visão da membrana segundo o mosaico fluido

Enzimas: dependendo da função da célula são presentes ou não.
Glicocálice: camada da membrana plasmática. É constituído por sacarídeos, enzimas (que se fixam nas proteínas e fazem a digestão e absorção), glicoproteínas, proteínas estruturais para
fixação (depende da célula e sua função).

------------------------------------------------------------------
Transporte Através da Membrana

1) ATIVO: transporte com gasto de energia contra o gradiente de concentração. Exemplo: bomba de sódio e potássio. As proteínas que transportam somente um tipo de soluto é denominada uniporte, outras depende do transporte de um outro soluto, atuando como carreadores acoplados, que podem ser simportes (transferência do segundo soluto na mesma direção) ou antiporte (transferência do segundo soluto na direção oposta).

transporte impulsionado por gradientes iônicos
ps2: imagem retirada do livro: ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da Biologia Celular: uma introdução à biologia molecular da célula, Porto Alegre: Artmed, 2002.

2) PASSIVO: transporte sem gasto de energia a favor do gradiente de concentração.
Exemplos: I) Osmose: movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos).
II) Difusão: transporte de matéria onde um soluto é transportado devido aos movimentos das moléculas de um fluido(líquido ou gás), pelo movimento térmico de todas as partículas a temperaturas acima do zero absoluto. Estes movimentos fazem com que o soluto passe das zonas mais elevada concentração para zonas de baixa concentração. Tipos de difusão: difusão passiva (ocorre a favor de um gradiente que não utiliza proteínas transportadoras e não há gasto de energia), difusão facilitada (as moléculas atravessam a membrana celular com a assistência de uma proteína transportadora específica localizada em alguma membrana biológica).

------------------------------------------------------------------
3) TRANSPORTE EM QUANTIDADE (transferência em bloco): endocitose (fagocitose/pinocitose), exocitose (saindo da célula).
I) Fagocitose: englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides

exemplo: células de defesa
II) Pinocitose: a célula engloba uma substância em estado líquido, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana plasmática. É um sistema de alimentação celular complementar à fagocitose. É uma das formas como as células recebem grandes proteínas, inclusive hormônios, e como os pequenos vasos sanguíneos obtêm sua nutrição. Neste processo a membrana celular invagina, desenvolvendo um pequeno saco para englobar as substâncias que deseja absorver. O "saco" então fecha e separa-se da membrana celular, transformando-se numa vacúolo que, dentro do citoplasma se junta a um lisossoma, que hidroliza as proteínas e fosfolípidos da membrana para libertar as substâncias que tem no interior. É um processo que
requer energia, na forma de ATP.
III) Exocitose: é o processo pelo qual uma célula eucariótica viva liberta substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido, nos organismos multicelulares, seja para o ambiente aquático, por modificação da membrana celular, ou seja, sem ser por difusão. É o oposto de endocitose. As substâncias a serem libertadas pela célula podem ser produtos de secreções, tais como toxinas ou hormônios, ou neurotransmissores (nas sinapses dos nervos).

------------------------------------------------------------------
Compartimento Endossomal
: porção periférica citoplasmática (proximidade do aparelho de golgi).
Via Endocítica: reciclagem da membrana celular.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anatomia (aula 3)

Aparelho Locomotor (ossos)
Conjunto de estruturas que permite o deslocamento de uma parte do corpo ou do corpo todo.

Sistema ósseo (osteologia): estrutura formada por um arcabouço orgânico de células entremeadas ao tecido conjuntivo. Sua função é a sustentação, locomoção, proteção, armazenamento de minerais (cálcio e fósforo) e órgão hematopoiético (produção de célula sanguínea).

Desenvolvimento: 1) Ossificação Intramembranosa: crânio, mandíbula, clavícula, centro de ossificação. 2) Ossificação Endocondral: molde "miniatura" na cartilagem do osso. Funções: alongamento da massa esquelética, contribuição para a forma, tamanho e orientação das articulações. Acontece em filhotes.
Configurações Ósseas: 1) Tecido Ósseo Esponjoso: forma trabéculas e espículas, impressão de que tem mais espaço que osso (30~95%). 2) Tecido Ósseo Compacto: mais rígido.

mais um desenho "bonito" que eu fiz no paint! AHSIUDHOAIUSD

Anatomia (aula 2)

Planos de delimitação = superfície real ou imaginária, ao longo da qual dois pontos podem ser conectados. Tipos: 1) Cranial (paralelo ao crânio - "frente"); 2) Caudal ("trás); 3) Dorsal ("em cima"); 4) Ventral ("embaixo"); 5) Lateral.


ps: eu não desenhei o cachorrinho! hehe

Eixos de Construção do Corpo = linha central do corpo ou de qualquer de suas regiões:
1) Craniocaudal: união do centro do polo caudal com o centro do polo cranial. É um eixo heteropolar (une polos diferentes). 2) Dorsoventral: união dos centros dos polos dorsal e ventral. É um eixo heteropolar. 3) Laterolateral: união dos centros dos polos direito e esquerdo. É um eixo homopolar (une polos iguais).

Planos de Secção: 1) Plano Mediano: fixa o eixo craniocaudal e desloca o eixo dorsoventral. Unidade morfológica: ANTÍMERO (direito/esquerdo). 2) Plano Longitudinal: fixa o eixo craniocaudal e desloca o eixo laterolateral. Unidade morfológica: PAQUÍMERO (dorsal/ventral). 3) Plano Transversal: fixa o eixo dorsoventral e desloca o eixo laterolateral. Divide em 2 porções cranial e caudal. Planos sucessivos e paralelos determinados METÂMEROS ("fatias"). Exemplo: ressonância, tomografia.


ps 2: essa imagem peguei do portal SOL da faculdade! hehe

Termos de Direção: mediana, dorsal-média-ventral, lateral-intermédia-medial, externo-interno, superior-inferior, rostral-caudal, proximal-distal, dorsal-palmar, plantar, superficial-profundo.

ps 3: meu desenho ajudou a visualizar, né?! hehe

Anatomia (aula 1)

Anatomia = ciência que estuda as partes. Estrutura (por exemplo os ossos), arquitetura (ex. forma do osso). "A forma é a imagem plástica da função" - Angelo Ruffini.

Divisão da Anatomia: Animal (especial, comparativa, microscópica, radiológica, descritiva, topografia por imagem, embriologia, teratologia, aplicada) e Vegetal.
Métodos de Estudo: dissecação, observação, inspeção, radiologia, palpação, maceração, diafanização, corrosão.

Nomina Anatômica = relação oficial internacional dos termos, em latim, que designam as estruturas do corpo do animal ou do homem. Língua oficial = latim. Informações descritivas (nome descritivo), epôminos (estrutura com o nome do descobridor - não é mais usado), termos.

Conceitos Básicos: 1) Sintopia = relação de vizinhança; 2) Holotopia = localização geral de um órgão no organismo; 3) Esqueletopia = relação do órgão com o esqueleto; 4) Idiotopia = relação entre as partes do mesmo órgão.

Princípios: normalidade, variação, anomalia, monstruosidade. O que pode influenciar na variação? Sexo, raça, idade, biotipo, espécie.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Citologia (aula 3)

Constituintes Bioquímicos das Células (continuação)

Ácidos Nucléicos (DNA e RNA): nucleotídeos ligados entre si. Nucleotídeos = resíduo de ácido fosfórico + pentose + base púrica (guanina/adenina) ou pirimídica (citosina/uracila) + nucleotídeos livres (coenzimas)

Função: controle do processo básico do metabolismo (energia usada para atividades) celular, síntese de macromoléculas e a transmissão do patrimônio genético.
Tipos: desoxirribonucléico (DNA), ribonucléico (RNA). DNA = duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice, função de armazenamento e transmissão de informação genética, encontrado nos cromossomos e mitocôndrias, ligação das hélices por pontes de hidrogênio, sempre: A-T (ligação mais fraca) e C-G (ligação mais forte). RNA = filamento único, 3 variedades principais: RNAt (transportador - transporta os aminoácidos para a síntese protéica., possui o anticódon que interage com o códon específico localizado na molécula de RNA mensageiro.), RNAm (mensageiro - transferência de informação do DNA até o local de síntese de proteínas, durante a transcrição o RNA-polimerase faz a cópia de um gene do DNA para o RNA mensageiro), RNAr (ribossômico - dentro do ribossomo, faz síntese de proteínas).


Lipídeos ou Lipídios: definidos pela sua solubilidade (compostos apolares - hidrofóbicas).
Tipos: Lipídios de Reserva Nutritiva (triglicerídeos, ácido graxo, tecido adiposo, adipósito - reserva de fonte nutritiva), Lipídios Estruturais (possuem porção hidrofílica e hidrofóbica constituintes de membranas: fosfolipídeos/glicolipídeos/colesterol). Excessões (são lipídios): Vitaminas A, D e K e hormônios esteróides: são transportadores de hormônios que transportam informações de um tecido para outro pelo sangue (agem dentro da célula).
Polissacarídeos: monossacarídeos ligados entre si. Tipos: Polissacarídeos de Reserva ( glicogênio e amido), Polissacarídeos estruturais e informacionais. Exemplos: glicocálice das células, glicoproteínas.
-------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Citologia (aula 2)

Constituíntes Bioquímicos das Células

O monômero é uma pequena molécula que pode ligar-se com outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Existem dois tipos de polímeros: os homopolímeros (a unidade se repete) e heteropolímeros (a sequência se repete).

Biopolímeros: materiais que compõem uma estrutura viva como por exemplo proteínas, polissacarídeos e ácidos nucléicos (DNA/RNA).

Água (polar): solvente universal, dipolo (quando os extremos são de cargas opostas).

http://minadeciencia.blogspot.com/2011_01_01_archive.html
Moléculas Polares = hidrofílicas
Moléculas Apolares = hidrofóbicas
Moléculas com porção polar e apolar = anfipáticas (ex. membrana celular).
Ligação entre as Moléculas
1) Ligações Fortes: covalentes (entre os aminoácidos)
2) Ligaçções Fracas: pontes de hidrogênio (maior versatibilidade para a célula, ex. no DNA), ligações eletrostáticas (ácido-base, ex. corantes ac/bs), interações hidrofóbicas (membranas).

Proteínas (homopolímero, aminoácidos ligados entre si)
Cadeias peptíticas: proteínas (no mínimo 6 mik KDa). 20 aminoácidos: um grupo NH2+COOH (carboxila). Tipos:
1) Proteínas Simples (AA-AA)
2) Proteínas Conjugadas (grupo prostético): nucleoproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, hemeproteínas, flavoproteínas, metaloproteínas. NH2 + COOH (base + ácido = carboxila)
Estruturas das Proteínas: primária (ligações peptídicas), secundária (pontes de hidrogênio - na mesma cadeia AA), terciária (nova "dobra" na estrutura secundária), quartenária (ligações fracas entre subunidades - pode ou não ter).

Moléculas Chaperones: regulam a produção de proteínas = formação e destruição das defeituosas.

Enzimas: catalizadores (aceleram a reação) biológicos comandados pelo DNA, ação sobre o "substrato" (centros ativos conformação tridimensional): Cofatores (substância não protéica) + Coenzimas (termoestáveis).
Atividade Sensível: pode ser inibidora e ativadora de temperatura e concentração do substrato. Tipos: inibição competitiva (semelhança estrutural) e inibição não-competitiva (modificação da estrutura da enzima, retirada de íons que participam da reação).
Ação em cadeia = "cadeia enzimática";
Complexos de moléculas enzimáticas = estrutura quartenária;
Efeito de Modulação = modificação estrutural;
Regulação Alostérica = enzima reguladora + modulador (presente na célula).

Citologia (aula 1)

Procariontes (bactérias) X Eucariontes:

Começando....

Eai gente? Sejam bem vindos! Esse blog é pro pessoal que tá no primeiro ano do curso de Medicina Veterinária! Ou pros curiosos... claro! AHSUIDHOAISUDHOIUASDH Vou colocar todas as anotações, matérias e imagens que eu conseguir das aulas depois de assisti-las! Bjus!